Coaching em saúde e bem-estar

Coaching de Saúde e Bem-Estar & Psicologia Positiva

O Coaching de Saúde e Bem-Estar, “Health & Wellness Coaching,” é um método, cientificamente comprovado, que permite acelerar o processo de mudança comportamental através de ferramentas específicas e estabelecimento de metas pessoais desejadas para o aumento do bem estar, melhoria do estilo de vida e da saúde.

O foco do Coaching é o engajamento e mudança de comportamento que gera estilos de vida saudáveis sustentáveis, previne ou trata doenças, e promove o bem-estar e autoconhecimento. Com o Coaching é possível enfrentar os maiores desafios de nossos tempos: as epidemias de obesidade, diabetes, sedentarismo, má alimentação, estresse crônico, falta de foco, tabagismo e sempre crescentes custos de saúde.

As sessões de Coaching de Saúde e Bem-Estar são embasadas nas ferramentas e abordagens teóricas do Modelo Transteórico de Mudança Comportamental (leva em conta as várias fases de mudança comportamental com diferentes intervenções em cada fase), Inquérito Apreciativo (baseado no pressuposto de que perguntas e diálogos sobre forças, valores, esperanças e sonhos são transformadores), Psicologia Positiva (estuda a experiência subjetiva positiva, as potencialidades, virtudes humanas, e as instituições que promovem a qualidade de vida, contribuindo para a compreensão e desenvolvimento dos fatores que permitem a prosperidade dos indivíduos e comunidade), Entrevista Motivacional (foco  em despertar o aumento da motivação intrínseca em direção à mudança), Comunicação Não Violenta (envolve empatia, estar presente com respeito. Comunicação sem rótulos, julgamentos morais do certo e errado, críticas, diagnósticos, comparação e análise), Auto-eficácia (crença de que o indivíduo tem a capacidade de iniciar e sustentar um comportamento desejado) e autoestima (crença de que o indivíduo tem valor e auto valor como pessoa).

O Coaching evoluiu muito após o rápido avanço de pesquisas científicas na Psicologia Positiva. Podemos usar as técnicas e ferramentas da Psicologia Positiva no decorrer das sessões do Coaching de Saúde e Bem-Estar.

Um dos pilares mais importantes na prática da Psicologia Positiva é o estudo das virtudes e forças universais que o Coach pode usar para auxiliar o coachee a aplicar as habilidades (de acordo com as principais forças) em sua vida diária, tendo como objetivo auxiliar na mudança de comportamento e alcance das metas. Além disso, fortalecerá a autoestima e auto-eficácia. Melhorará a criatividade e resiliência para lidar com as adversidades.

Temos também pesquisas na Psicologia Positiva das 3 bençãos (3 coisas boas) que comprovam ótimos resultados. Este exercício pede para lembrar e listar as 3 coisas positivas que aconteceram no seu dia e considerar o que causaram estas coisas boas. O objetivo é de reforçar os pequenos passos para o alcance das metas, aumentar o bem-estar e a auto-eficácia.

A Gratidão, com inúmeros estudos da Psicologia Positiva, também produzem resultados extraordinários no trabalho do Coaching. Valorizar e ser grato as experiências de sucesso e as pessoas melhora a saúde, a felicidade e os relacionamentos.

O saborear ¨savoring¨ que a Psicologia Positiva se refere como algo necessário no dia-a-dia é importante no Coaching pois da âncora para a consciência, ficar ¨presente¨ no momento que causa prazer e nas emoções positivas, em vez de se distrair com aspectos negativos em relação ao passado ou preocupação sobre o futuro. O saborear aumenta as emoções positivas e auxiliam na mudança de comportamento.

Saborear o futuro também colabora para os indivíduos terem mais esperança e emoções positivas em relação ao futuro. No trabalho do Coaching o indivíduo se imagina no seu ¨melhor eu¨. Pesquisas demonstram que otimismo sobre o futuro aumenta o bem-estar e motiva os indivíduos para caminharem em direção ao futuro desejado.

De acordo com as inúmeras pesquisas da cientista Barbara Fredrickson, quando criamos uma espiral ascendente das emoções positivas e experiências positivas os benefícios são em inúmeras áreas (saúde, bem-estar, produtividade, relacionamentos…). No Coaching o foco nas emoções e experiências positivas ampliam a consciência do indivíduo, tornando-o mais criativo, aumentam as possibilidades para a mudança de comportamento e para lidar com situações difíceis. Estes indivíduos também lidam melhor com os obtáculos e barreiras no dia-a-dia.

Portanto as possibilidades de aplicações da Psicologia Positiva no Coaching são inúmeras e contribuiu muito para os avanços (com base na ciência) da compreensão e aplicabilidade de ferramentas e técnicas para mudanças de comportamentos dos indivíduos com o foco no aumento do bem-estar.

Referências Bibliográficas:

Govindji, R., & Linley, P. A. (2007). Strengths use, self-concordance and well-being: Implications for strengths coaching and coaching psychologists. International Coaching Psychology Review, 2(2), 143-153.

Moore, M., Tschannen-Moran, B. (2010). Coaching Psychology Manual. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

Sheldon, K. M., & Lyubomirsky, S. (2006). How to increase and sustain positive emotion: The effects of expressing gratitude and visualizing best possible selves. The Journal of Positive Psychology, 1(2), 73-82.

Autora

Daniela Levy – Psicóloga

daniela.levy@carevolution.com.br

Diretora em Coaching de Saúde & Bem-Estar na Carevolution e Fundadora da APPAL- Associação de Psicologia Positiva da América Latina.

Formação em Health & Wellness Coaching pela Carevolution e Wellcoaches com certificação endossada pelo ACSM.

Pós Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental e em Psicologia Hospitalar pelo HC-FMUSP.

Conheça o Carevolution: http://carevolution.com.br/ 

Comments

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *