Não arrume a casa para as visitas

Artigo produzido por Ronaldo Palermo, aluno do curso de MBA de Gestão de Pessoas do SENAC, compartilhado no EnsaiosLab por incentivo da professora Cleuza Pimenta.

Outro dia cheguei de surpresa na casa de uma pessoa bem próxima, fiquei abismado com a bagunça que tomava conta de todos os ambientes. Comecei a refletir sobre a razão que leva alguém a ser desleixado com sua própria residência. Questionei o motivo de tamanha desorganização e recebi como resposta que viver na desordem era algo normal, parte do roteiro escolhido. Reconheço que meus valores não podem e não devem criar juízo sobre atos de terceiros, por esta razão escolhi este espaço como ambiente propício, foro adequado para o compartilhamento de fatos, opiniões e proposições.

Parto do principio que somos fruto do meio que habitamos, sendo a residência o maior espelho a refletir nossas crenças, hábitos e conceitos. Necessário que existam condições salubres do ponto de vista emocional e estrutural. Talvez a bagunça seja um pedido de socorro, revelando um desejo implícito de que não se quer o requinte de uma cama bem arrumada. As vasilhas são como os problemas da vida, acumulam-se em cima da pia, impregnadas de sujeira, gordura e com cheiro desagradável face depósito de resto de comida agarrada no fundo das panelas. A poeira prolifera de forma a acumular ondas intermináveis dos mais variados tipos de alergia, joga-las para debaixo do tapete é o que fazem milhares de pessoas no trato das suas mais intimas questões.

E aquele pano de chão que se mostra rasgado, empretecido e incapaz de gerar limpeza por mais produtos químicos que sejam utilizados? Assim é a vida, não podemos deixar nossa alma perder a transparência, sujar-se com maus hábitos, muito menos perder a certeza de que ela nos livrará das maiores adversidades. A casa desorganizada revela banheiros cujos vasos sanitários entopem face o acumulo de papel higiênico jogado a revelia pelos maus usuários. O que estamos fazendo com as grandes questões que definem o sucesso da nossa trajetória? Estamos gerenciando com responsabilidade os recursos que nos são disponibilizados?

O lixo de qualquer casa pode ser sequinho e limpinho ou úmido e insalubre. Nossos problemas são como os dejetos de uma casa, devem ser acondicionados em local apropriado, como parte da solução dos desafios propostos pela vida. O mau gerenciamento das adversidades causa o mesmo desconforto de um lixo que transborda volume mal cheiroso. O lixo que exala odor ruim dentro de qualquer casa é um claro sinal de que aqueles habitantes conduzem suas respectivas vidas com desleixo, baixa autoestima e desprovidos de qualquer senso coletivo.

E as camas? Bagunçadas que estão sujas e com roupa de cama rasgada. Dormir é algo sagrado, o momento mais importante do dia de qualquer pessoa. Quem dorme em ambiente desfavorável está entregando seu sono para os piores pesadelos, transformando o momento de relaxar em uma perigosa aventura que leva ao stress e a irritabilidade. Quantas vezes deixamos as piores circunstancias dominarem nosso dia a dia? Quanto do nosso sonho vem virando pesadelo? A rotina do dia funciona como nossos quartos e camas, devem preservar um mínimo de tranquilidade, organização e limpeza.

Na verdade o principal cômodo é a sala de visitas, nas casas bagunçadas as poltronas estão sujas e manchadas, almofadas mofadas e cortinas ensebadas. Assim como a sala de jantar toda lambrecada de gordura e comida nos cantos das cadeiras. Será que estamos nos vestindo de forma a comunicar uma boa apresentação pessoal? Se deixamos a sala uma verdadeira balburdia é bem possível que estejamos comprometendo nossa vestimenta . A grande verdade é que a nossa vida é como a nossa casa, ou melhor, fazemos da nossa casa o que fazemos das nossas vidas.

Não adianta organizar a casa para as suas visitas, você é a principal estrela que deve usufruir do conforto da sua residência. Arrume a casa para você! Tenha o prazer de entrar na sua sala sentindo que aquele local revela traços marcantes da sua personalidade. A porta da sua casa é como a entrada da sua alma, entrar na alma é penetrar no ambiente mais intimo da sua existência , assim como entrar em casa deve remeter ao estado mais profundo de pertencimento , aconchego e paz. Seja o grande visitante da sua casa, arrume-a com a certeza de que vale a pena investir no conforto e na dignidade dos ambientes.

Na cama repousam os sonhos, na mesa pousam as mais deliciosas fantasias humanas, a cozinha é lugar da criatividade. Na área de serviço organizamos e adequamos nossos objetos. Os quartos, estes são como chalés construídos no ponto mais alto das montanhas, devem reproduzir o silencio dos monges e a sabedoria dos pássaros. Os banheiros limpam o nosso coração, deixamos ali a sujeira que corrói a maquina, transformando o suor da batalha em odor suave de lavanda. Na sala exibimos as mais elegantes fotos, momentos marcantes, deixamos ali as melhores impressões, saudosas recordações. Faltaram as janelas. Estas sim possibilitam olharmos para o horizonte com a esperança de quem enxerga o brilho de um novo tempo, encontrando na distância o menor caminho entre o desejo e a realização.

Comments

  1. Flaviane Diniz

    Parabéns Silvia e Cleuza, por permitirem a conexão de talentos ocultos àqueles que procuram e fazem com que a qualidade de vida seja prioridade junto aos desafios organizacionais!!! Excelente texto, ótima reflexão…

    • LabQV

      Oi Flaviane, que bom que você gostou. Esta é a proposta do LabQV e deste novo espaço: EnsaiosLabQV. Participe também enviando as suas contribuições para o e-mail contato@labqv.com.br

    • Ronaldo Palermo

      Prezada Flaviane Diniz ,

      Fico honrado com seu comentário ! Em breve vou lançar meu livro , com 25 estórias , sendo esta uma delas !
      Peço seu apoio , apresentando meu trabalho para pessoas interessadas como você !
      Atenciosamente
      Ronaldo Palermo

    • Carolina Oliveira

      Ronaldo, excelente reflexão, a nossa casa reflete o nosso estado de espírito, nosso ânimo e disposição. A energia positiva contamina as pessoas e nos faz crescer a cada dia como pessoas. Temos oportunidades todos os dias de mudar o cenário e virar o jogo, só depende de cada um de nós. Não sabia que era um poeta!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!
      PS: O difícil está em encontrar uma boa secretaria que nos ajude nesta dinâmica. rsrsrs

  2. Sibila Ribeiro

    Parabéns Ronaldo !! Texto de excelente qualidade , aborda de forma lúdica questões fundamentais do ser humano . Gostei bastante da sua abordagem , tenho certeza que quando for lançar seu livro , será um grande sucesso !! Vá em frente pois possui talento diferenciado ! Bjs ! Sibila e Amanda

    • Sibila Ribeiro

      Obrigado pelo incentivo / reconhecimento !!! O livro está em fase final de acabamento , espero que seja lançado no final de Agosto ! Bjs ! Ronaldo Palermo

  3. Ronaldo Palermo

    Prezados ,
    Resposta anterior foi destinada ao comentário da Sibila , deixei de alterar o cabeçalho , segue a correção do mesmo . Atenciosamente , Ronaldo Palermo

  4. Janice silva

    Parabéns Ronaldo Palermo, A-M-E-I o texto! Ficou excelente! Muito sucesso…

    • Ronaldo Palermo

      Janice ,
      Você é top ! Obrigado pelo habitual apoio !
      Conto com você para espalharmos conceitos como este !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  5. Jady

    Parabéns Ronaldo! Excelente texto e reflexão, material diferenciado. Você é TOP! Abs.

    • Ronaldo Palermo

      Jady ,
      Minha ouvinte … Quantas estórias foram testadas … Vamos caminhando com humildade rumo ao lançamento do livro !
      Peço que incentive seus parentes !
      Aguardo opinião deles !
      Abçs

      Ronaldo Palermo

  6. Fernando de Araujo Abreu

    O texto nos remete a uma importante reflexão de nossos hábitos diários que minam nossa capacidade criativa, nossa energia e principalmente nossa autoestima. Precisamos mantermos uma rotina que nos engrandeça como pessoa e promova sempre nosso bem estar. Parabéns ao autor, Ronaldo Palermo, por nos promover essa reflexão! Ótimo texto!

    • Ronaldo Palermo

      Prezado Fernando ,
      Você sempre gentil , não se esqueça que você foi o semeador desta idéia de palestras , literatura , coaching , etc …
      Obrigado !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  7. Elma B. de Oliveira

    Excelente artigo.

    • Ronaldo Palermo

      Elma ,
      Obrigado pela habitual atenção !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  8. Maria Celma Silva

    Creio que este artigo serviu para repensarmos nossas atitudes. Quantas pessoas perdem as oportunidades que Deus dá para “arrumarem sua casa”? Ele está sempre nos dizendo: organize sua vida e as situações irregulares em seu redor… Arrumar a casa é também e antes de tudo, arrumar a própria vida, porque ninguém conhece o dia de amanhã. Só temos o dia que se chama hoje! É importante lembrar que esta arrumação tem que passar pelo nosso querer. “Quem arruma a cama, arruma o coração”. (Pe. Leo)

    • Ronaldo Palermo

      Celma ,
      Você … Quase uma poetisa !! Valeu pelo comentário !
      Abçs !
      Ronaldo Palermo

  9. Adriana Papa

    Ronaldo,

    parabéns por escrever com beleza, leveza e harmonia aspectos tão importantes para nossas reflexões!!!Adorei!!!Muito sucesso! Abraço carinhoso, Adriana Papa

    • Ronaldo Palermo

      Adriana ,
      Muito obrigado por tudo … Pelo espaço na aula … Principalmente pelas palavras de incentivo !
      Abçs !!
      Ronaldo Palermo

  10. Marley Vieira

    Parabéns, Ronaldo! Excelente texto pois nos faz refletir sobre muitas coisas, principalmente a forma de conduzirmos as prioridades de nossa vida. realmente ficou top. Parabens!!!!

    • Ronaldo Palermo

      Marley ,
      Você é um lord !! Obrigado pelo reconhecimento , apoio e principalmente pela amizade !
      TOP é você !
      Abçs !
      Ronaldo Palermo

  11. Douglas Souza

    Parabéns! Ronaldo Muito interessante o texto.

    • Ronaldo Palermo

      Douglas ,
      Obrigado pela atenção / incentivo !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  12. Rosivaldo Honorato Arantes

    Ronaldo parabéns pela lindíssima reflexão, cada um contribui com o mundo com aquilo que tem de melhor…

    • Ronaldo Palermo

      Rosivaldo ,
      Valeu garoto !!! Você é 10 !! Meu vendedor de livros !!
      Vamos juntos ! Rumo ao futuro de conquistas e alegrias !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  13. Alan Lima

    Ronaldo , poucas vezes tive a oportunidade de desfrutar de texto tão edificador , uma obra de arte . Acredito que tenha serventia para várias e importantes reflexões da caminhada humana . Obrigado por nos presentear !!!
    Abçs
    Alan

    • Ronaldo Palermo

      Alan ,
      Você é o cara ! Começamos juntos este sonho … Vamos em frente com humildade e determinação !
      Obrigado por tudo !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  14. Alcione

    Parabéns pelo texto Ronaldo. Tudo que realizamos é reflexo da nossa alma e do nosso bem-estar. Precisamos estar saudáveis emocionalmente para conseguirmos realizar tarefas simples como arrumar uma casa. Seu texto nos leva a uma auto critica de como estamos cuidando da nossa casa, da nossa saúde, do nosso trabalho, das nossas relações e emoções. Espero que você possa contribuir com mais textos brilhantes como esse.

    • Ronaldo Palermo

      Alcione ,
      Seu comentário é mais bonito que o meu texto ! Você tem futuro na literatura !
      Obrigado !
      Abçs !
      Ronaldo Palermo

  15. Cyelen Veloso

    Genial! Uma reflexão clara e sincera sobre a nossa vida, me fez pensar em muita coisa. Parabéns!

    • Ronaldo Palermo

      Prezada Cyelen ,
      Fico grato pela gentil manifestação !
      Obrigado pelo apoio , devo lançar até Setembro meu livro , são 25 estórias .
      Atenciosamente
      Ronaldo Palermo

  16. Antônio

    Parabéns pelo texto Ronaldo. O texto nos faz refletir a respeito do que está desorganizado em nossa alma, o nosso exterior é simplesmente o reflexo do nosso interior.
    Gde abraço!

    • Ronaldo Palermo

      Antônio ,
      Valeu pelo apoio , parceria e amizade !
      Thank You !
      Ronaldo Palermo

  17. Eneida

    Ronaldo,
    Um texto que nos faz refletir sobre aspectos do cotidiano e ao mesmo tempo nos transporta para dimensões diversas e mais profundas de nossa vida, por meio de interessantes analogias, expressas às vezes de forma culta ou formal, outras vezes numa linguagem informal que o aproxima mais do leitor. Gostei do estilo, de leitura fácil e prazerosa. Parabéns! Vá em frente!

    • Ronaldo Palermo

      Eneida ,
      Você é uma pessoa gentil , culta … Elegante . Obrigado pelo apoio !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  18. Ana Cristina

    Excelente texto que nos leva a uma reflexão de nossas vidas de uma forma inteligente. A sutileza de cada palavra e a desenvoltura do autor deixam a leitura prazerosa revelando um talento promissor. Parabéns Ronaldo!

    • Ronaldo Palermo

      Ana ,
      Obrigado pelo apoio ! Estou em fase final para o lançamento do meu livro ! Conto com sua ajuda , apresente este trabalho para os amigos e parentes !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  19. Helen

    É um texto que reflete a vida de uma forma interessante e nos faz realmente pensar em como a nossa casa é um espelho da nossa saúde emocional.
    Um texto de excelência. Parabéns!

    • Ronaldo Palermo

      Helen ,
      Obrigado por tudo !
      Estamos juntos !
      Conto com seu apoio para que este texto seja lido pelos parentes / amigos !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  20. Aline

    Gostei muito! Nossa casa assim como nossas vidas devem sempre estar arrumadas e organizadas, gerando bem estar pra nós mesmos e também para aqueles que nos cercam. Parabéns Ronaldo!

    • Ronaldo Palermo

      Aline ,
      Muito legal !!
      Obrigado pela manifestação !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  21. Nayara

    Excelente comparação, a organização da nossa casa sempre condiz com o nosso bem estar físico e psíquico.
    Parabéns!!

    • Ronaldo Palermo

      Nayara ,
      Gostei do seu comentário … Compacto com impacto !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  22. Helimar cabral

    A analogia vai de encontro aos princípios que vivenciamos no dia a dia, que as vezes, sem perceber tornam-se rotina.
    Arrumar a casa, ou a vida, depende mais do ato de se gostar, autoavaliar-se!
    Arrume a vida, a casa será consequência. Sonhos!!!

    • Ronaldo Palermo

      Helimar ,
      Obrigado pela participação … Sonhar é um dom … Precisamos de uma sociedade que tenha a capacidade de sonhar , mola propulsora para a realização de obras inesquecíveis !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  23. Alan Lima

    Muito bom !
    Precisamos cuidar do corpo , da alma e de tudo que estiver ao nosso redor, o cuidado é constante e só assim vamos evoluir !!

  24. Jodeilson Cortes

    Muito bom !
    Precisamos cuidar do corpo , da alma e de tudo que estiver ao nosso redor, o cuidado é constante e só assim vamos evoluir !!

    • Ronaldo Palermo

      Jodeilson ,
      Obrigado pelas palavras de incentivo !
      Espero que esta e outras estórias possam contribuir para a evolução das pessoas !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  25. Amanda palermo

    Papai,
    Excelente texto . ótima reflexão . te adoro você vai fazer muito sucesso !!!!!!
    beijos
    Amanda !!!!!!!!

    • Amanda palermo

      Minha filha ,
      Papai te ama ! Você é a minha maior inspiração !
      Bjs !
      Ronaldo Palermo

  26. Claúdia Molgado

    Ronaldo ,
    O texto é brilhante , maravilhoso , fiquei emocionada . Acredito nestes conceitos , sendo que a sociedade necessita de pensadores como você .
    Abraços
    Cláudia

    • Ronaldo Palermo

      Cláudia ,
      Obrigado pelo reconhecimento .. Tenho uma longa estrada pela frente , vou caminhar com humildade mas muita determinação !
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  27. Paulo Henrique de Sousa Leite

    Quando este texto veio a mim pela primeira vez causou-me imenso contentamento ao trazer a memória de minha mãe sempre repetindo-me, à exaustão, um inusitado ditado: “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Exercitar nosso caráter de forma transparente e disponível faz-nos mais humanos e corajosos. Ronaldo, você traduziu com plenitude uma realidade cada vez mais evidente em nossa sociedade: a preocupação de se parecer mais e melhor perante valores de exaltação ao “status quo”. Emocionou-me perceber, numa tradução tão direta, o quanto precisamos melhorar para promover, entre os de nosso convívio, uma interação mais sincera e efetiva. Somente assim haverá, de fato, uma evolução de nossos relacionamentos para uma sociedade mais madura. Você nos despertou para a necessidade de nos assumirmos, antes de tudo, para nós mesmos e para aqueles de nossa mais íntima condição em afeto e em família! Gratidão profunda e efusiva pela sua criação literária nesse texto. Compartilharei a sensação e a ideia nos meus círculos. Queremos mais dessa verve inspirada e lúcida. Abraços para você e para os de seu coração!

    • Ronaldo Palermo

      Paulo ,
      A inspiração e lucidez do seu comentário , traduz a nobreza da sua alma , bem como a generosidade em evidenciar as qualidades do outro . Vivemos em uma sociedade carente de valores coletivos , sua manifestação aproxima ideias , construindo pontes que ligam o saber ao compreender . Sua inteligência e sensibilidade formam alicerce fundamental para minha caminhada rumo à construção de novas e edificantes reflexões .
      Abraços e obrigado pela amizade !
      Ronaldo Palermo

  28. Francislene Chagas

    Parabéns por escrever com plenitude, leveza e harmonia aspectos tão importantes para nossas reflexões diárias. É sem dúvida de grande importância e relevância!

    • Ronaldo Palermo

      Francislene ,
      Fico muito feliz com palavras tão acolhedoras !!
      Obrigado pela participação / manifestação !
      Abçs !
      Ronaldo Palermo

  29. Gustavo Henrique

    Parabéns Ronaldo, é com grande satisfação que venho parabenizar. Muita competência, comprometimento e dedicação, que alinhados quando o livro for lançado será certeza de sucesso. Serei um dos primeiros a comprar um exemplar, tive a oportunidade de conhecer outros capítulos, tão brilhantes quanto este. Excelente trabalho!

    • Ronaldo Palermo

      Gustavo ,
      Você é um grande companheiro de caminhada ! Obrigado pelas palavras mas principalmente pela amizade !!!
      Vamos em frente ! Rumo ao sucesso !
      Abçs

  30. Gideone César

    Muito boa a reflexão Ronaldo! Parabéns!

    • Ronaldo Palermo

      Valeu amigo !!
      Abçs
      Ronaldo Palermo

  31. Karina Campos

    Tive a oportunidade de ver outros escritos do autor e este é meu favorito. Entendo que a linguagem é acessível e que este texto provoca uma reflexão sobre como a organização reflete em todos os aspectos da vida do leitor. Sucesso!

    • Ronaldo Palermo

      Karina ,
      Valeu demais !! Sempre me apoiando / incentivando !
      Discreta mas gentil e presente !
      Abçs !
      Ronaldo Palermo

  32. Geralda

    Parabéns pela articulação das ideias. Realmente os nossos comportamentos e atitudes, expressados através de como cuidamos de nossos bens ou de nossa própria aparência refletem a nossa alma e dizem muito do que somos.

    • Ronaldo Palermo

      Geralda ,
      Obrigado pelo reconhecimento / incentivo !
      Comecei a escrever em Fevereiro ! Ano novo , vida nova !
      Espero que em breve possa lhe entregar o convite para o lançamento do meu livro !
      São 25 estórias , uma delas é esta !!
      Abraços !
      Ronaldo Palermo

  33. Mariene Gomes Costa Lima

    Saudades de minha avó materna que sempre dizia: ” A nossa casa é o espelho da nossa vida.”
    Vivemos no mundo em que valores familiares se perderam: união, amor, cuidado,paciência, compreensão, a desculpa é sempre a mesma, estamos sem tempo.
    Chegar em casa depois de um dia de trabalho cansativo e estressante, encontrar a casa arrumada, filhos te esperando para saber como foi o seu dia, marido com a mesa de jantar pronta te esperando, tem coisa melhor que sua família?
    Por isso, quando tudo em sua casa está bem, você sempre está pronto para mais um dia de trabalho produtivo. Um texto para pensarmos melhor na nossa arrumação, se é de fachada ou se você tem prazer de fazer todos os dias. Abraços, Mariene.

    • Ronaldo Palermo

      Mariene ,
      Suas palavras são inspiradoras !
      Obrigado pela participação / contribuição !
      Abçs !
      Ronaldo Palermo

  34. Cleuza Lúcia Pimenta

    Parabéns Ronaldo! Sabia que este artigo seria um grande sucesso, desde o primeiro momento. Ele é lindo e inspirador. Você expressa com leveza e de maneira poética a importância de se viver em uma casa limpa, que além do conforto e higiene nos proporciona maior qualidade de vida.

    • Ronaldo Palermo

      Prezada Cleuza ,
      Agradeço pelas palavras de incentivo / reconhecimento ! Você tem sido uma grande aliada neste projeto do livro ! Estou animado / confiante ! Acredito que o conjunto da obra vai abrir espaço para reflexões que agreguem valor às pessoas !
      Conte comigo !!!
      Abraços !
      Ronaldo Palermo

  35. Leyde Barbara

    Ronaldo, sabias palavras, como administrar nossa vida pessoal e profissional, emoções, sonhos, objetivos que nos são propostos todos os dias se não damos conta de arrumar nossa própria casa que é o verdadeiro espelho de nossas vidas? Viver em um ambiente agradável nos torna pessoas melhores, dispostas a enfrentar com êxito qualquer obstáculo que a vida nos propõe, muito deles sem nunca imaginar que possamos passar um dia, viver bem é uma questão de escolha, somos pegos de surpresa com algumas vontades de DEUS essas sim não estão em nossas mãos, parabéns pelo trabalho, não poderia ser menos vindo de você! Sucesso!

  36. Ronaldo Palermo

    Leyde ,
    Obrigado pelas palavras de apoio / amizade ! Esta estória reflete um pouco das minhas crenças e conceitos de vida !! Faca sua parte e entregue sua casa nas mãos de DEUS , somente ele pode conceder a faxina definitiva que tem a capacidade de limpar a alma e o coração !!!
    Abraços !!!!
    Ronaldo Palermo

  37. adriana Mafra

    Parabéns Ronaldo!

    Que delícia de texto! Leve, gostoso de ler e com reflexões profundas e sábias. Com certeza irei utilizá-lo nas minhas aulas. Tenho certeza que o livro será um sucesso! Siga em frente que você vai longe!!!

  38. Ana Paula

    Caro Ronaldo!

    Parabéns pelo texto que redigiu e que nos faz refletir sobre nossas atitudes e comportamentos.
    Este será o começo de muitos que virão.
    Sucesso!!!
    Abraço,

    Ana Paula.

  39. Ivan Gomes

    Prezado Ronaldo,

    Gostei muito de ler seu texto que é de fácil compreensão e prazeroso.
    Parabéns, continue assim.
    Abraço,
    Ivan Gomes.

  40. Ana Paula Marcos

    Caro Ronaldo,
    Parabéns pela elaboração do texto, que nos faz refletir sobre a criação de nosso próprio ambiente em comparação com nossas atitudes e comportamentos.
    Excelente ideia.
    Muito sucesso!!
    Abraço
    Ana Paula.

  41. Elaine Dutra Amado

    “Não adianta organizar a casa para as suas visitas, você é a principal estrela que deve usufruir do conforto da sua residência. Arrume a casa para você!”
    Parabéns pelo artigo Ronaldo! Fantástico mesmo!
    O título já me chamou atenção e o conteúdo muito rico e reflexivo!
    Talvez devêssemos desenvolver mais esse tipo de olhar para as coisas e para nossa vida!

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *