O que a arquitetura corporativa pode nos ensinar sobre qualidade de vida?

Artigo enviado por Priscilla Bencke arquiteta especializada em Projetos para Ambientes Corporativos que visam uma melhor Qualidade de Vida no Trabalho.

O que é arquitetura corporativa?

A especialização em ambientes corporativos é o ramo da arquitetura que estuda e atua de modo personalizado para cada empresa. Os projetos vão além do planejamento estético da edificação ou do escritório, aliando o design com a funcionalidade.

Nos últimos anos a arquitetura corporativa ganhou ainda mais importância com as mudanças nas formas de trabalho e nas alterações de normas e leis trabalhistas. Hoje são necessários projetos corporativos específicas para garantir o conforto físico e ambiental dos usuários, criando locais de trabalho que estimulam o bem estar, a produtividade e a satisfação de todos.

QUALIDADE CORPORATIVA: Smart Workplaces

Espaços de trabalho inteligentes são aqueles que vão além da beleza estética, e conseguem, através de estratégias ambientais adequadas, melhorar o bem estar, a qualidade de vida, assim como a produtividade dos usuários.

Nossas percepções sobre as situações que vivenciamos são constantemente influenciadas pelo nosso entorno, seja através de questões sociais, econômicas, culturais ou ainda, através de influências ambientais. O espaço físico também tem um papel significativo na nossa satisfação e por isso deve ser planejado, através de estratégias ambientais adequadas, para contribuir na promoção do bem estar humano, estimulando uma melhor performance profissional.

Chamamos de estratégias ambientais os elementos do espaço físico que, quando adequadamente projetados, podem influenciar na satisfação dos profissionais. Muitas vezes nem percebemos diretamente seus efeitos, mas um mal estar físico, ou uma dor de cabeça no final do dia podem ser resultados de má postura na cadeira e fadiga visual em função da iluminação. São detalhes que, quando frequentes, acabam por influenciar não só a saúde dos profissionais, como também a sua produtividade no trabalho. Além de ergonomia e iluminação, as estratégias ambientais também envolvem questões de layout, acústica, climatização, odores, cores e revestimentos, identidade visual e composição do espaço.

Para compor de um local de trabalho adequado é necessário analisar o conjunto das estratégias para adequá-las às necessidades de cada usuário do ambiente. O resultado vai além de um bom projeto de arquitetura, e se transforma em uma experiência de trabalho mais saudável, com mais engajamento, motivação e produtividade, contribuindo para a qualidade de vida e bem estar dos profissionais.

Mais informações:
www.qualidadecorporativa.com.br

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Arquitetura corporativa e qualidade de vida

Comments

  1. Cleuza Lúcia Pimenta

    Priscila,
    Parabéns pela iniciativa! De fato a arquitetura influencia diretamente o nosso bem estar. Este tema é extremamente relevante e atual. Adorei seu trabalho.

    • Priscilla

      Olá Cleuza! Tudo bem? Obrigada pela sua mensagem. Muito bom saber a sua opinião! Abraços, Priscilla

  2. Zélia Miranda Kilimnik

    Olá Priscila,
    Gostaria de cumprimentá-la por esse texto, tão bem escrito, didático e ilustrado. Vai ser uma importante referência para mim e vou divulgá-lo entre meus alunos da disciplina Qualidade de Vida e Estresse no Trabalho.

    • Priscilla

      Olá prof. Zélia, obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz que tenhas gostado!
      Admiro muito seu trabalho e é um prazer enorme poder colaborar! Abraços, Prisicilla

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