Stress e Equilíbrio

‘Stress e Equilíbrio” é um artigo da mais nova parceira do LabQV –  Rosalina Moura, diretora Rumo Saudável, assessoria especializada na implantação de Programas de Gerenciamento do Stress e Bem Estar em empresas.

Quem nunca ouviu falar de stress nos dias de hoje? Mas você sabe o que é o stress?

O Stress é um conjunto de reações naturais do nosso organismo em situações que demandam exigências de adaptação. No processo de stress ocorrem diversas alterações, entre elas no metabolismo e secreção de hormônios, como o cortisol e a adrenalina. Estas alterações são o que nos possibilita agir e ficar alertas.

Durante um curto período de tempo os efeitos do stress podem ser positivos (eustress), pois aumentam nossa energia e motivação. Mas quando estamos diante de situações que geram reações intensas e frequentes de stress e não encontramos formas de relaxar, diminuir a tensão e restabelecer o equilíbrio, passamos a ficar constantemente “ligados”. Aí é que começam os problemas. O stress “bom” passa a se transformar em algo ruim (distress) e nosso corpo e mente começam a dar sinais de que algo não vai bem.

O stress elevado é um problema sério, pois pode levar as pessoas ao adoecimento e até matar! De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o stress é considerado “o mal do século XXI” e um levantamento revelou que o stress, em suas mais variadas formas, atinge cerca de 90% da população mundial e está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças, como o câncer, depressão, doenças cardíacas, diabetes e principalmente a hipertensão. No Brasil calcula-se que cerca de 132 mil infartos são causados pelo stress do dia a dia, segundo dados do Ministério da Saúde.

No mundo corporativo os níveis de stress têm se elevado cada vez mais. O excesso de demandas, as mudanças frequentes, as cobranças e as pressões do tempo, a existência de conflitos, os relacionamentos, entre outros fatores, fazem com que as pessoas tenham que lidar com o stress diariamente.

Os líderes têm um papel fundamental na gestão do stress nas empresas, pois tanto podem ser fonte de stress como também fomentar um ambiente saudável e minimizar o stress das equipes, aumentando a sua capacidade resiliente. E ter um líder que consiga gerenciar bem o seu próprio stress e esteja preparado para identificar precocemente o stress elevado da sua equipe e intervir neste momento faz toda a diferença para o sucesso da empresa.

Como ajudar as pessoas a gerenciar o stress a seu favor, de forma que ele possa ser utilizado em seus aspectos positivos? Nós temos buscado respostas para esta pergunta e desenvolvido soluções que comprovadamente têm ajudado as pessoas a viverem de uma forma mais equilibrada e a sofrerem menos o impacto de altos níveis de stress.

Entre muitas outras coisas, algo que tem se mostrado útil nesta direção é buscar um equilíbrio nas várias áreas da vida, o que impacta diretamente no bem-estar e qualidade de vida.

Que tal começar agora? Responda ao teste Equilíbrio da Vida e saiba como está este equilíbrio e o que você precisa mudar.

 – Clique aqui para fazer o TESTE – 

Comments

  1. Denise Leal de Paiva

    É sempre bom estar esclarendo sobre o mal que está crescendo muito rapidamente.

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *